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Doutoramento em Inovação Educativa

Grau académico: Doutoramento

Título Profissional: Doutor em Inovação Educativa

Duração: 3 Anos

O grau de Doutoramento em Inovação Educativa é atribuído pela Universidade Católica de Moçambique.

O propósito deste curso, no âmbito do 3º Ciclo, visa aprofundar conhecimentos e desenvolver pesquisa em torno das grandes questões que se colocam, hoje, ao ensino, em geral, e ao ensino superior, em particular. Assim, pretende-se realizar pesquisa científica, de nível avançado, no quadro da relação “Tecnologias versus Educação”; no campo da gestão inovadora das instituições do ensino superior; e nos domínios da avaliação da qualidade do serviço educativo prestado pelas instituições de ensino.

O Doutoramento em Inovação Educativa tem os seguintes objectivos específicos:

·        Aprofundar as implicações pedagógicas das Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto do ensino presencial e no ensino a distância (e-learning);

·        Produzir conhecimento contextualizado sobre o desenvolvimento organizacional das Instituições de Ensino Superior em Moçambique;

·        Promover, através de pesquisas na modalidade de investigação-acção, uma cultura de empreendedorismo e de avaliação da qualidade do ensino superior moçambicano.

Direcção e Coordenação Científica

Director: Prof. Doutor Pe. Alberto Ferreira

Coordenadores: Prof. Doutor Fernando Canastra e Prof. Doutor Martins Vilanculos Laita

Condições de Acesso

Podem candidatar-se ao Doutoramento em Inovação Educativa:

a)      Titulares do grau de mestre ou equivalente legal.

b)     Titulares do grau de licenciado, detentores de um currículo escolar, científico ou profissional especialmente relevante, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Áreas de Aprofundamento:

·        Tecnologias e E-Educação

·        Empreendedorismo e Instituições do Ensino Superior

·        Avaliação da Qualidade e Sistemas de Educação e Formação

Recursos de Apoio à realização do Curso

O curso de doutoramento será apoiado pelo acesso às Bases de Dados da Universidade Católica de Moçambique e pelo recurso à plataforma de ensino à distância Plataforma Moodle.

Número de Vagas: 25

Critérios de selecção:

·        grau de mestre

·        relevância da experiência profissional

·        publicação de trabalhos académicos

Perfil

O Programa de Doutoramento em Inovação Educativa (PDIE) visa aprofundar algumas linhas de investigação no contexto do ensino superior moçambicano. É sabido que, em Moçambique, a proliferação de Instituições de Ensino Superior (IES) tem tido um impacto significativo na democratização do acesso ao ensino superior. Todavia, este aumento quantitativo nem sempre é acompanhado de mecanismos de supervisão e da avaliação da qualidade do ensino ministrado e da investigação científica produzida. Importa, por isso, investir na capacidade de as IES (neste caso, estamos a referir-nos concretamente às IES moçambicanas) se tornarem “organizações aprendentes”, de modo a aumentarem a qualidade da sua oferta formativa.

É no contexto deste grande desafio que se inscreve a proposta de abertura do PDIE. Partindo de três linhas fundamentais de investigação (Tecnologias e E-Educação; Empreendedorismo e Instituições do Ensino Superior; Avaliação da Qualidade e Sistemas de Educação e Formação), o propósito deste Curso focaliza-se na geração de conhecimento orientado para o desenvolvimento inclusivo das IES moçambicanas.

Assim, com este programa, pretende-se investir numa cultura de investigação marcada pela inovação e qualidade, de modo a alcançarmos a excelência que se exige às IES. O papel das Tecnologias da Informação e Comunicação, a par da promoção de uma cultura de empreendedorismo e de avaliação da qualidade podem tornam-se nos vectores-chave no processo de consolidação e inovação do ensino superior, em Moçambique.

Competências

Com este curso pretende-se desenvolver as seguintes competências:

·        Compreender, analisar e produzir novo conhecimento, de forma sistemática, sobre o domínio científico das Ciências da Educação;

·        Mobilizar competências de investigação no domínio da educação;

·        Adoptar uma atitude de questionamento no quadro das práticas de investigação-acção;

·        Produzir pesquisa científica no quadro das linhas de investigação propostas pelo curso;

·        Aumentar o portefólio de competências no campo da investigação científica.

Saídas Profissionais

O Curso de Doutoramento em Inovação Educativa destina-se a todos os que procuram contribuir para o desenvolvimento de um ensino superior sustentado por práticas de ensino e investigação de excelência. No caso em apreço, sendo um curso que procura inscrever-se na melhoria do ensino superior moçambicano, os principais destinatários são:

·        Especialistas em Educação;

·        Gestores de Instituições do Ensino Superior

·        Inspectores na área do Ensino

·        Investigadores na área da Tecnologia Educativa e Inovação

Plano Curricular

O Programa de Doutoramento em Inovação Educativa (PDIE) organiza-se em regime de blendedlearning em três anos / seis semestres curriculares, compreendendo um total de 180 ECTS.

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