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Mestrado em Comunicação para o Desenvolvimento

Grau académico: Mestrado

Título Profissional: Mestre em Comunicação para o Desenvolvimento

Duração: 1 Ano e Meio

O curso de Mestrado em Comunicação para o Desenvolvimento rege-se pela Lei nº 27/2009, de 29 de Setembro, sobre o Ensino Superior, publicada no Boletim da República I Série, nº 38; pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique e pelo Regulamento em vigor na Faculdade de Educação e Comunicação.

A Faculdade de Educação e Comunicação oferece, na continuidade da Licenciatura em Comunicação para o Desenvolvimento, o Mestrado em Ciências da Comunicação, numa área de especialização completamente inovadora como é a Comunicação para o Desenvolvimento.

Este Mestrado está concebido a partir do conceito de que a Comunicação para o Desenvolvimento é um processo contínuo de planeamento estratégico de comunicação, capaz de mobilizar, denunciar e mudar comportamentos, serviços e estruturas sociais, e ainda de promover e assumir um compromisso social, seja local, nacional ou internacional.

Este Mestrado forma profissionais pós-graduados de alto nível académico do 2º ciclo, capazes de combinar eficiente e estrategicamente a teoria e a prática comunicacional. Além disso, pretende-se, neste Mestrado, integrar de maneira criativa experiências e conhecimentos interdisciplinares (Ciências de Comunicação, Ciências Políticas e Sociais, e Ciências de Gestão e Economia) em formas de acção comunicativa, dirigidos para a mudança do comportamento e para a mudança social no campo do desenvolvimento.

Perfil

O mestre em Comunicação para o Desenvolvimento caracteriza-se por ser:

·   Um comunicador estratégico: conhece e desenha, criativa e estrategicamente, intervenções comunicacionais para incrementar e promover o desenvolvimento;

·    Um comunicador para o desenvolvimento: conhece e analisa as dimensões comunicacionais e as relações sociais e económicas no campo do desenvolvimento sustentável, justo e ético, orientadas para a mudança social;

·   Um técnico: possui habilidades e competências para desenhar intervenções comunicacionais, envolvendo e comprometendo os diversos actores sociais da comunidade, usando as estratégias e as tecnologias mais modernas;

·    Um pesquisador na área da especialização.

·  O público-alvo deste Mestrado em Ciências da Comunicação, com especialização em Comunicação para o Desenvolvimento são graduados nas áreas de Comunicação, Educação, Gestão, Economia, Marketing e ainda profissionais com actividades desenvolvidas na área de Comunicação.

Competências

Tendo em conta as exigências do mercado no âmbito do saber, do saber fazer e do saber estar, os licenciados devem adquirir, ao longo do curso de Gestão Publicitária, as seguintes competências básicas de formação profissional:

·    Conhecer as estratégias de Publicidade;

·    Conhecer teorias de gestão publicitária;

·    Desenvolver e implementar programas de promoção, publicidade e merchandise;

·    Desenvolver pesquisas de opinião e de mercado;

·   Dirigir uma campanha publicitária completa, desde a concepção até ao fim, incluindo estratégias, direcção de arte e apresentação;

·   Planear, elaborar e gerir designs publicitários para marcas, produtos e serviços;

·    Posicionar e agregar valor aos produtos, serviços e marcas;

·   Ser um comunicador criativo, íntegro e ético capaz de formular estratégias cuidadosamente planeadas e de expressão nos meios de comunicação tradicionais e emergentes da publicidade interactiva;

·     Ser um líder capaz de trabalhar em equipa.

Saídas Profissionais

O curso de Licenciatura em Gestão Publicitária habilita o estudante a trabalhar em todos os campos do mercado publicitário, que engloba agências de publicidade, produtoras de áudio script e vídeo e de publicidade digital, gráficas e estúdios fotográficos.

Também fazem parte do campo de trabalho do publicitário a assessoria de comunicação, departamentos de marketing e de comunicação de empresas públicas e privadas, institutos de pesquisa e consultorias especializadas em publicidade.

Plano Curricular

Para completar a parte académica do 1.º Ciclo de três anos (Licenciatura), cada estudante terá de aprovar a todas as 36 disciplinas, somando um total de 180 créditos académicos.

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