Grau académico:
Mestrado
Título Profissional: Mestre
em Comunicação para o Desenvolvimento
Duração: 1 Ano e Meio
O curso de Mestrado em Comunicação para o
Desenvolvimento rege-se pela Lei nº 27/2009, de 29 de Setembro, sobre o Ensino
Superior, publicada no Boletim da República I Série, nº 38; pelos Estatutos da
Universidade Católica de Moçambique e pelo Regulamento em vigor na Faculdade de
Educação e Comunicação.
A Faculdade de Educação e Comunicação
oferece, na continuidade da Licenciatura em Comunicação para o Desenvolvimento,
o Mestrado em Ciências da Comunicação, numa área de especialização
completamente inovadora como é a Comunicação para o Desenvolvimento.
Este Mestrado está concebido a partir do
conceito de que a Comunicação para o Desenvolvimento é um processo contínuo de
planeamento estratégico de comunicação, capaz de mobilizar, denunciar e mudar
comportamentos, serviços e estruturas sociais, e ainda de promover e assumir um
compromisso social, seja local, nacional ou internacional.
Este Mestrado forma profissionais
pós-graduados de alto nível académico do 2º ciclo, capazes de combinar
eficiente e estrategicamente a teoria e a prática comunicacional. Além disso,
pretende-se, neste Mestrado, integrar de maneira criativa experiências e
conhecimentos interdisciplinares (Ciências de Comunicação, Ciências Políticas e
Sociais, e Ciências de Gestão e Economia) em formas de acção comunicativa,
dirigidos para a mudança do comportamento e para a mudança social no campo do
desenvolvimento.
Perfil
O mestre em Comunicação para o Desenvolvimento
caracteriza-se por ser:
· Um
comunicador estratégico: conhece e desenha, criativa e estrategicamente,
intervenções comunicacionais para incrementar e promover o desenvolvimento;
· Um
comunicador para o desenvolvimento: conhece e analisa as dimensões
comunicacionais e as relações sociais e económicas no campo do desenvolvimento
sustentável, justo e ético, orientadas para a mudança social;
· Um
técnico: possui habilidades e competências para desenhar intervenções
comunicacionais, envolvendo e comprometendo os diversos actores sociais da
comunidade, usando as estratégias e as tecnologias mais modernas;
· Um
pesquisador na área da especialização.
· O
público-alvo deste Mestrado em Ciências da Comunicação, com especialização em
Comunicação para o Desenvolvimento são graduados nas áreas de Comunicação,
Educação, Gestão, Economia, Marketing e ainda profissionais com actividades
desenvolvidas na área de Comunicação.
Competências
Tendo em conta as exigências do mercado no
âmbito do saber, do saber fazer e do saber estar, os licenciados devem
adquirir, ao longo do curso de Gestão Publicitária, as seguintes competências
básicas de formação profissional:
· Conhecer
as estratégias de Publicidade;
· Conhecer
teorias de gestão publicitária;
· Desenvolver
e implementar programas de promoção, publicidade e merchandise;
· Desenvolver
pesquisas de opinião e de mercado;
· Dirigir
uma campanha publicitária completa, desde a concepção até ao fim, incluindo
estratégias, direcção de arte e apresentação;
· Planear,
elaborar e gerir designs publicitários para marcas, produtos e serviços;
· Posicionar
e agregar valor aos produtos, serviços e marcas;
· Ser
um comunicador criativo, íntegro e ético capaz de formular estratégias
cuidadosamente planeadas e de expressão nos meios de comunicação tradicionais e
emergentes da publicidade interactiva;
· Ser
um líder capaz de trabalhar em equipa.
Saídas Profissionais
O curso de Licenciatura em Gestão
Publicitária habilita o estudante a trabalhar em todos os campos do mercado
publicitário, que engloba agências de publicidade, produtoras de áudio script e
vídeo e de publicidade digital, gráficas e estúdios fotográficos.
Também fazem parte do campo de trabalho do
publicitário a assessoria de comunicação, departamentos de marketing e de
comunicação de empresas públicas e privadas, institutos de pesquisa e
consultorias especializadas em publicidade.
Plano Curricular
Para completar a parte académica do 1.º
Ciclo de três anos (Licenciatura), cada estudante terá de aprovar a todas as 36
disciplinas, somando um total de 180 créditos académicos.
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