O curso de mestrado em Desenvolvimento
Rural tem por objectivo geral, formar quadros capazes de analisar contextos,
conceber, implementar, gerir e avaliar programas de desenvolvimento rural que
conduzam à melhoria do bem estar das comunidades, contribuindo deste modo para
a promoção do desenvolvimento socio-económico do país.
Objectivos específicos
·
diagnosticar
e compreender processos que conduzem à inovação e transferências de
tecnologias;
·
elaborar
e implementar estratégias de comunicação para disseminação de tecnologias;
·
conceber
programas de capacitação de produtores e técnicos agrários;
·
contribuir
na elaboração de estratégias para o desenvolvimento agrário;
·
identificar
e criar oportunidades para marketing de produtos agrários;
·
identificar,
descrever e gerir actores envolvidos nos diferentes sistemas de informação
Agrária;
·
conceber,
implementar e avaliar programas e projectos de Extensão Agrária; e
·
monitorar
e avaliar processos de inovação e transformação das comunidades rurais.
Competências específicas
Ao terminar a sua formação, o graduado
Mestrado em Desenvolvimento Rural deve conhecer:
·
os
aspectos económicos básicos relacionados com o desenvolvimento agrário;
·
as
relações sociais, económicas e de poder que se desenvolvem aos níveis local,
nacional e global;
·
os
processos participativos de desenvolvimento;
·
as
técnicas e instrumentos participativos na concepção, implementação e monitoria
de projectos de desenvolvimento;
·
O
graduado deve igualmente possuir as seguintes competência do saber fazer:
·
Gerir
transformações rurais;
·
Planificar
e implementar projectos de desenvolvimento rural;
·
Apoiar,
planificar, implementar e avaliar intervenções integradas;
·
Traduzir
políticas para programas de implementação;
·
Identificar
necessidades, formular o problema empírico e suas implicações teóricas;
·
Colectar
e analisar dados, interagir pedagogicamente com os sujeitos de estudo e
disseminar os resultados.
·
Implementar
investigação quantitativa em ciências sociais
Filosofia de Formação
No presente currículo os métodos
educacionais serão orientados de forma a desenvolver nos estudantes, por um
lado, uma atitude académica de reflexão, pensamento crítico e análise e por
outro as suas capacidades de gestão e comunicação. Assim, em primeiro lugar, o
graduado dos cursos de mestrado da FAEF será capaz de avaliar e aplicar o seu
conhecimento na solução de problemas práticos; de igual modo deverá saber
traduzir necessidades práticas em questões de estudo. Em segundo lugar, o
mestre deverá ser capaz de trabalhar numa equipe multidisciplinar, sabendo não
só como “gerir” um grupo multidisciplinar mas também como aplicar os seus
conhecimentos numa perspectiva integrada. Finalmente, o mestre será motivado a
desenvolver o seu conhecimento e habilidades de forma a permanecer um
“estudante para toda a vida”.
A complexidade dos problemas relativos ao
sector agrário em Moçambique é considerável e exige diferentes abordagens para
a sua solução. Para atender a este aspecto, o currículo está desenhado de modo
a formar especialistas em diversas áreas de conhecimento com as seguintes
abordagens: (1) uma formação orientada para a aquisição de profundas
habilidades em pesquisa na qual os estudantes serão treinados na aplicação
dessas habilidades a casos reais, de modo a consolidarem a sua capacidade de
busca constante de novos conhecimentos para a solução de problemas novos e cada
vez mais complexos na investigação agrária; e (2) uma formação onde, para além
de adquirir profundas habilidades em pesquisa, os graduados serão dotados de
competência profundas em aspectos teórico-práticos de áreas específicas para a
solução de problemas reais e que carecem de solução imediata ou a curto prazo
no sector produtivo.
Os métodos de ensino-aprendizagem dos
cursos de mestrado da FAEF exigem a disponibilidade de tempo suficiente aos
estudantes para trabalho independente, pois são centrados no estudante, dando
importância considerável ao trabalho individual e em grupos e com uma forte
componente do princípio de ligação da teoria à prática. Exigem ainda a
disponibilidade de espaço (laboratórios, área para ensaios de campo), de
recursos materiais e financeiros, e em especial acesso à biblioteca, às
tecnologias de informação e comunicação, e acesso às zonas rurais para o
desenvolvimento de actividades práticas.
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